sábado, 27 de janeiro de 2007

Pampolhópoles


Havia numa cidade chamada Pampolhópoles um castelo onde moravam o rei Luiz, a rainha Denise e suas filhas, a princesa Ana e a princesa Débora. Era uma nova época de vestimentas de reis e rainhas, até as princesas já não usavam mais aqueles vestidões todo rodado, os plebeus, coitados, andavam descalços e com roupas velhas.
Essas duas irmãs brigavam muito, uma queria ter mais ouro do que a outra, uma queria ter um quarto melhor e maior que a outra, elas queriam que os pais gostassem mais de uma do que da outra, enfim elas viviam desafiando uma a outra e ficavam até sem se falar.
Então o rei e a rainha já não agüentavam mais essa situação, enquanto eles testavam suas espadas a rainha teve uma idéia e falou para o rei: - Majestade vamos fazer uma coisa, vamos espalhar pelos muros da cidade a seguinte proposta: “Aquela pessoa que fizer as nossas filhas pararem de brigar nós daremos metade de nosso ouro”.
O rei ficou muito feliz com aquela proposta que a rainha lhe apresentara, então o rei mandou espalhar em todo o reino e em toda cidade vários papéis.
Vieram pessoas de vários lugares e se inscreveram, mas ninguém conseguia resolver este problema.
Até que chegou um plebeu muito bonito, e com pose de príncipe que encantava todas as donzelas da cidade, ele trabalhava na lavoura e se chamava Lucas, todos os nobres daquela cidade caçoavam do rapaz, pensando que ele jamais iria conseguir tamanho desafio.
Mas o rei disse: “-Só tem ele, traga ele mesmo, pois é minha última chance”.
Então o plebeu entrou no castelo e foi falar com o rei em segredo e o rei o apoiou em tudo que ele planejara!
Naquela noite o plebeu colocou uma armadura e raptou a princesa Débora, colocando-a sobre o cavalo que o rei lhe havia emprestado.
Quando a princesa Ana acordou foi procurar a irmã para mais uma briga e entrou no quarto viu que não tinha ninguém e começou a chorar!
Nisso entra o plebeu e diz: - Oi, eu sou enviado do homem de armadura, ele mandou lhe informar que ele está com a princesa Débora e não irá mais devolvê-la, pois ele tem observado que vocês brigam muito e não gostam uma da outra sendo assim ele resolveu raptá-la.
A princesa Aninha chorou mais forte ainda e disse ao plebeu Lucas: - fala com este homem que eu amo a minha irmã e que nunca, eu prometo, nunca mais irei brigar com ela.
Lucas disse que iria correndo falar com o homem de armadura tudo que a princesinha Ana havia dito e se foi.
Então a princesa Ana ajoelhou-se no chão e falou com Deus:
- Ah! Meu Deus se o Senhor trouxer de volta a minha irmãzinha, eu prometo não mais brigar com ela, irei respeitá-la e amá-la, enquanto eu viver.
Lucas se vestiu com aquela armadura de novo e foi onde estava à princesa Débora e falou com ela:
-Oi? Eu sou o homem de armadura, eu te raptei porque tenho observado que você e sua irmã brigam muito e não gostam uma da outra sendo assim, eu resolvi te raptar.
Débora sem pensar muito respondeu: - Seu monstro! Eu amo a minha irmã, eu prometo, nunca mais irei brigar com ela, irei respeitá-la e amá-la, enquanto eu viver.
Então ele lhe disse: - Se é assim como dizes então a levarei hoje mesmo para o castelo.
A princesa Débora ficou tão feliz que deu um grande abraço no jovem plebeu Lucas, ele a colocou no cavalo e a levou de volta ao castelo, chegando lá elas se viram e se abraçaram uma pedindo perdão a outra e prometendo nunca mais brigar, o rei fez um anel e cada uma pôs no seu dedo e firmaram uma aliança de serem amigas para sempre.
E houve festa no castelo nesse dia, as princesas e o Lucas se puseram a dançar, o rei mandou fazer um grande banquete e apresentou o Lucas como o novo amigo do rei e pôs um decreto que apartir daquele dia Lucas passaria a ser respeitado por todos os moradores de Pampolhópoles e declarou que no futuro uma de suas filhas seria esposa de Lucas.
Lucas levou metade do ouro do castelo e ficou milionário e o rei o chamou para morar no castelo e lhe deu um quarto, e um lindo cavalo.
Daquele dia em diante houve paz em todo reino, no castelo e na cidade de Pampolhópoles.





FIM



Escritora: Denise Fraga Pampolha.



Nenhum comentário: